MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO CURTA!

Um dia, Graciliano Ramos chegou à editora José Olympio e anunciou ter escrito o livro de sua vida: “O mundo coberto de penas”. Fez-se um silêncio constrangedor na sala de reunião. Enfim, alguém perguntou sobre o que era a obra, e o escritor disse que ela tratava de “gente de vidas secas”. Um dos executivos presentes berrou: “esse é o título do seu livro!”. A anedota é contada pela editora Maria Amélia Mello em “Esse Negócio de Livro”, série inédita e exclusiva do canal Curta! que estreia quinta-feira, dia 13, às 22h50, enfocando o mercado editorial brasileiro.

Ao longo de 14 episódios, o programa mostra as diversas etapas do processo de publicação de um livro: desde a escrita, passando pela edição e pela diagramação, até chegar à publicação. Dirigida por Adriana Borges e Lúcia Tupiassú, a produção é da Giros com financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

Foram entrevistados autores, editores, publishers, agentes literários, designers, tradutores, livreiros e outros profissionais, para contar detalhes pouco conhecidos sobre o ofício e o mercado editorial brasileiro. Entre os autores entrevistados estão Marcelino Freire, Milton Hatoum, Fernanda Young, Luiz Ruffato, João Paulo Cuenca e outros. No episódio de estreia, “O mercado do livro”, a escritora Lya Luft conta: “Eu fico muito feliz quando estou escrevendo um livro. Meus personagens sofrem à beça, e eu me divirto”.

Alguns best-sellers, como a saga ”Harry Potter”, figuram na lista de curiosidades que o programa apresenta. Essa história de sucesso comercial começou com um fracasso editorial. Paulo Rocco, fundador da Editora Rocco, comprou de um agente literário um livro que havia sido sucesso na Feira de Frankfurt, mas foi um desastre retumbante ao ser lançado no Brasil. Um ano depois, o mesmo agente ofereceu a Rocco os livros da então pouco conhecida autora J. K. Rowling. O editor brasileiro apostou nela e comprou os dois primeiros títulos da série do bruxo.

O programa também aborda as adaptações e traz histórias como a da roteirista Maria Camargo, que conta ter lido 27 vezes o livro ”Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, até chegar ao roteiro final da minissérie para a Rede Globo. Outra curiosidade sobre a obra de Hatoum é que, além da TV, ela também foi adaptada ao formato de histórias em quadrinhos: o editor André Conti revela que foi sua a ideia de adaptar o livro para as HQ. Ele, que já conhecia bem o perfil do trabalho dos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bah, deu a sugestão e o projeto foi um sucesso.

Sobre a Giros

Há mais de 20 anos na indústria audiovisual, a GIROS é dirigida por Belisario Franca, Maria Carneiro da Cunha e Bianca Lenti, e já produziu mais de 2.000 horas de conteúdo audiovisual para TV e cinema através de narrativas factuais, documentais e ficcionais, exibidas em mais de 40 emissoras nacionais e internacionais.

As realizações da Giros foram premiadas em algumas das mais importantes competições do nacionais e internacionais do mercado, tais como: Música do Brasil, Além Mar, 7x Bossa Nova, Estratégia Xavante e Menino 23.

A Giros nasceu a partir da vocação para produtos documentais e factuais. Os muitos anos nesse mercado renderam experiências em diversos formatos. Nosso ponto forte é aliar conteúdo e entretenimento, garantindo produtos atrativos e relevantes para diversos públicos. Entre os exemplos mais recentes estão as séries No Caminho do Bem (Curta!), TED Compartilhando Ideias (Canal Futura), Homo Brasilis (Arte 1), Rua pra Toda Gula(TLC), ,Samba na Gamboa (TV Brasil), De Mala e Cuia” (TVs Públicas), “Latitude, Longitude” e “Imortais da Academia” (ambas do Canal Curta!) até séries que ainda estão para estrear, como “Esse Negócio de Livro” e “ Ensaios Contemporâneos “ (Canal Curta!).

Outra segmentação que a produtora vem investindo é nas séries de ficção como “Baile de Máscaras” (TVs Públicas), “Jungle Pilot” (Universal), Revolta dos Malês ( SescTV), “Queimamufa!” (Canal Futura), além da entrada no segmento de animação com “Billy e Catarina” (ZooMoo).

Siga a Giros nas Redes Sociais: https://www.facebook.com/girosprodutora ; https://www.instagram.com/giros_produtora; site: http://giros.com.br/pt/

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Fonte: CBL – Câmara Brasileira do Livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *