Como os eventos anteriores, em 2015 e 2017, III Congresso Métodos Fronteiriços:corpo(s), espacialidade(s), outra(s) democracias advêm da sua proposição em inter-relacionar saberes distintos no tempo e espacialmente múltiplos,  os saberes acadêmicos e os saberes ancestrais, originários, tradicionais, populares – nas relações variadas na/com a cartografia da produção do Norte do Brasil.  Então, convidamos a conviver conosco e aguardamos contribuições de pesquisadores, mestres de saberes, estudantes, livre pensadores, educadores populares da Pan-Amazônia e da América Latina, como de outras paragens.

Importante salientar que em 2020, a área das Ciências Humanas convidada para a discussão pelos Estudos Literários é a Educação. Muito longe de restringir ou parametrizar os debates, queremos banzeiros diversos: provocar efeitos a partir dos encontros da educação com outros saberes, compondo experiências de militância, resistência e esperança.

Queremos interlocuções improváveis no III Congresso Métodos Fronteiriços. Um movimento que faça sentido no locus de produção contra-hegemônica de conhecimento em tempos difíceis, de ataque às forças anárquicas e democráticas. Em última análise, queremos aprender com o conhecimento produzido nas margens, nas bordas, nas periferias, no Sul-Norte, na Pan-Amazônia, na América Latina.

Ao final, resta afirmar claramente ao que viemos, o que queremos fazer,  porque dedicarmos nosso esforço para um Congresso em um momento em que a pandemia Covid 19 nos atacou com desafios impensados  que passaram a provocar nossa criatividade para, no limite, não interromper a luta. O III Congresso Métodos Fronteiriços: corpo(s), espacialidade(s), outra(s) democracias mobiliza para notarmos que os saberes plurais estão a compor as práticas que vimos fazendo nas margens e têm gerado respostas aos problemas  contemporâneos e às forças que atacam a vida. A pretensão, para finalizar, é que as discussões proporão tomar com centralidade os processos educativos na perspectiva descolonizadora, antirracista, antifascista, a fim de potencializar nossas condições de revide, de resistência e militância no enfrentamento do fascismo. Durante os dias 11, 12 e 13 de Novembro pensaremos a experiência de enfrentamento que vimos produzindo e tensionaremos, da forma mais coletiva possível, os processos colonizadores.

Teremos, então, muita alegria em estarem conosco nos debates.

Profa Dra Marcia Machado de Lima

Prof. Dr. Rafael Christofoletti

Profa Dra Heloísa Helena Siqueira Correia

Prof.Dr. Vitor Cei Santos

 Comissão Organizadora

Demais informações seguem anexadas a este email e permanecem no site:

https://metodosfronteiricos.wixsite.com/deviramazoniaunir

Considere apoiar nossa divulgação encaminhando esta mensagem para sua lista de contatos. Agradecemos.

A Editora De Castro apoia este evento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *