Ensino Médio “Em debate”: Pesquisas, Currículos, Tensões e Disputas

O preço original era: R$35.00.O preço atual é: R$0.00.

Organizadoras: Bruna de Oliveira Gonçalves, Carolina Giovannetti e Jéssica Sapore de Aguiar
2024

Ficha técnica
Ebook / PDF
ISBN: 978-65-6036-345-8
Apoio: Fapemig e EM Debate – Grupo de Pesquisas e Estudos Sobre o Ensino Médio
Palavras-chave: educação; ensino médio; currículos; reforma do ensino, Lei Nº 13.415, revoga nem, novo ensino médio.
Sinopse:
O que queremos para o Ensino Médio? Quem queremos formar? Que currículo está em jogo? A quem interessa a Reforma? Este livro tem como objetivo contribuir para uma reflexão crítica da realidade das escolas e de sua relação com as Juventudes. A obra reúne textos do “EM Debate: Grupo de Pesquisas sobre o Ensino Médio”, sediado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), sendo composto por pesquisadoras/es dos mais diversos níveis acadêmicos e unidas/os em torno da discussão do Ensino Médio, do Currículo dessa etapa do ensino, das Juventudes e da Docência.
A coletânea está dividida em três seções. Na primeira, intitulada “Análise Curricular do ‘Novo’ Ensino Médio: tensões, silêncios e disputas”, são apresentados textos que abordam as análises dos currículos oficiais impostos após a Reforma do Ensino Médio de 2017. A segunda seção, denominada “Interferências mercadológicas e governamentalidade neoliberal no ‘Novo’ Ensino Médio”, discute a Formação Técnica e Profissional, o projeto “Trilhas de Futuro”, as tecnologias da governamentalidade neoliberal no currículo e na docência do Novo Ensino Médio (NEM), além da mercantilização no Ensino Médio, a partir da análise do Projeto Somar e da (contra)reforma nos Institutos Federais. Por fim, a terceira seção, “Impactos das reformas no Ensino Médio nas Juventudes”, aborda a condição juvenil e a pedagogia do protagonismo no Novo Ensino Médio.
Esperamos que os/as leitores/as desfrutem deste livro, que foi produzido com dedicação e em meio às acirradas disputas em torno do NEM. Demarcamos nosso posicionamento de revogação do NEM e defendemos que uma política dirigida às juventudes seja produzida com muito diálogo, estudo e de maneira comprometida com a formação integral das/os jovens.
Projeto gráfico e capa: Carlos Henrique C. Gonçalves
Editor: Carlos Henrique C. Gonçalves

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