Antenor Antônio Gonçalves Filho

Mineiro de Areado, licenciado em filosofia pela Universidade de São Paulo – USP (1964). Mestre em Filosofia da Educação pela mesma instituição (1976), com a dissertação Euclides da Cunha e seu ideal de formação humana. Doutorou-se em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Campinas – UNICAMP, com a tese Língua portuguesa e a fragmentação da práxis cultural. Foi professor de Filosofia da Educação e supervisão escolar na Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP, Campus de Marília.

Desenvolveu trabalhos no programa de pós-graduação em Educação nesta instituição fazendo estudos sobre educação e literatura. Foi diretor efetivo de escola pública, ministrou aulas de língua portuguesa em escolas de contabilidade comercial. Desenvolveu cursos de capacitação profissional em gerenciamento de escolar em várias instituições técnicas de capitais de estado pelo órgão do MEC – CENAFOR. Participou por um ano (janeiro/dezembro/1977) como convidado da École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris, por convite da Équipe Fonctions Imaginaires e Sociales des Artes e de Littératures, dirigida por Jacques Leenhardt. O tema da sua pesquisa foi uma análise comparativa entre os livros Os miseráveis, de Victor Hugo, e Os Sertões, de Euclides da Cunha – dois expoentes da literatura da miséria.

Publicou os livros: Poesias, Mestre Jou; Principalmente o sol, Mestre Jou; Memorial Paixão e Morte de Fulana de Tal, Scortecci; O Peregrino Scortecci; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Cortez (1990); Educação e literatura, DP&A (2000); Percepções, Editora De Castro, 2016; A montanha da solidão azul, Editora De Castro (2017); O homem do pôr do sol, Editora De Castro (2018).

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1993), Mestre (2009) e Doutora (2015) em Direito pela mesma instituição, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (2011). Trabalha como advogada desde 1994, tendo atuado, por 17 anos, em escritórios de médio e grande portes, nos consultivo e contencioso civil (especialmente em contratos), com questões de direito societário, mercado de capitais, operações de reorganização societária e de finanças estruturadas, bem como em transações imobiliárias.

Em seguida à experiência adquirida junto aos escritórios, há cerca de 11 anos tem atuado na criação e gestão de departamentos jurídicos corporativos, nas indústrias de geração de energia elétrica e de construção de infraestruturas para telecomunicações, aprofundando seus conhecimentos técnicos e ampliando para áreas como governança corporativa, compliance e regulatório de energia e de telecomunicações.

Foi professora da Escola Superior da Advocacia (ESA-SP), entre 2001 e 2002, na matéria de Prática em Processo Civil, bem como assistente de professor na matéria Direito Privado I e II, na Faculdade de Direito da USP, durante o ano de 2007.

Autora do livro Responsabilidade civil nas atividades de risco: um panorama atual a partir do Código Civil de 2002 (editora Arte & Ciência, 2011, 256p – ISBN 978-85-61165-71-0), com artigos publicados em diversas revistas e periódicos físicos e eletrônico, dentre os quais Infraestrutura de suporte, lei de antenas e provocações (Revista Internacional de Direito Ambiental, vol. 17, maio/ago 2016); Aplicação do Código de Defesa do Consumidor aos usuários dos serviços públicos: análise das relações com as concessionárias de distribuição de energia elétrica (capítulo do livro Direito Privado Administrativo, de autoria de Maria Sylvia Zanella Di Pietro, editora Atlas, 2013, p. 101- 121); A dignidade e a solidariedade para com o zigoto (embrião) humano extra-uterino: uma nova acepção de entidade familiar? (Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, vol. 2, fev/mar 2008).

Andréa Silva Rasga Ueda

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1993. No período ministrou aulas na modalidade de Educação Infantil, Ensino Fundamental e matérias pedagógicas no Curso de Magistério, e, em 1992, iniciou atividades na área de Educação Especial, tendo atuado em instituições especializadas em deficiência intelectual, a saber: Sociedade Pestalozzi de Campo Grande e Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais, instituição esta que é referência na área no Estado do Paraná.

Concluída a Especialização em Educação Especial pela Universidade Estadual de Londrina/PR, em 1995, cujo trabalho de conclusão referiu-se à Comunicação de Pessoas Portadoras de Paralisia Cerebral através de Tabloides. Em 1995, iniciou suas atividades na Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, exercendo a função de técnica na área de Educação Especial, realizando avaliação psicopedagógica de alunos com deficiências, encaminhamento aos serviços especializados, orientação e capacitação aos professores de ensino regular e especial, acompanhamento nas áreas de deficiência intelectual, auditiva, física, condutas típicas e altas habilidades.

Em 2001, cursou Especialização em Psicopedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2000, atuou como professora e coordenadora da Classe Hospitalar na Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande/MS. Em 2004, assumiu a função de Técnica de Educação Especial na Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, e, em 2005, foi nomeada Coordenadora das Classes Hospitalares de Mato Grosso do Sul, cargo ao qual ainda permanece exercendo.

Foi Conselheira do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CONSEP), na gestão 2005-2007. Em 2005, concluiu o curso de Mestrado em Educação na Universidade Católica Dom Bosco, cuja dissertação gerou a obra intitulada Escolas inclusivas, práticas que fazem diferença,  publicada pela Editora UCDB. Em 2012, concluiu Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, quando defendeu a tese Diálogos entre Educação e Saúde sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo.

É professora do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Psicopedagogia do Instituto Libera Limes de Educação, em Campo Grande/MS, desde 2005. Desde o ano de 2000, é Membro-Secretária da Associação Pró-Atendimento Pedagógico Educacional Hospitalar da Região Centro-Oeste. É Supervisora de Estágio em Educação no Projeto Prematuridade/Baixo Peso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desde 2008. Em 2013, cursou Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, cuja instituição se encontra conveniada à Universidade de Lisboa/Portugal.