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Educação ambiental crítica: em busca de um marco conceitual para a constituição da sustentabilidade nas escolas do município de Porto Velho

Autor: Paulo Cesar Gastaldo Claro
Ilustração para a capa: Flávio Dutka @flaviodutka
Editor: Carlos Henrique C. Gonçalves
Projeto gráfica e capa: Carlos Henrique C. Gonçalves
Ebook / PDF
ISBN: 978-65-6036-112-6
Palavras-chave: educação ambiental; educação Ambiental crítica; epistemologia ambiental; desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional; sustentabilidade; ensino; escolas municipais de Porto Velho (RO); prática de ensino.
Sinopse:
A Educação Ambiental (EA) na escola deve pautar-se por uma educação política, não sendo possível considerá-la como uma prática neutra. A EA agrega em sua dimensão pedagógica valores que reivindicam uma nova sociedade, reconhecendo a premente necessidade de ações que fomentem o embate contra qualquer manifestação de subjugação da condição humana e não humana.
O debate aqui proposto resgata a epistemologia das práticas educativas ambientais na escola, uma vez que a EA formal, em função de suas distintas faces epistêmicas, constituídas por narrativas, metodologias e estruturas que são particulares, nem sempre consegue apresentar evidências de sua relevância na sociedade.
A epistemologia das práticas educativas ambientais precisa ser discutida, uma vez que os projetos escolares, que dizem estar alicerçados na EA, têm indicado um campo de ação contraditório, refletindo ações que são desprovidas da compreensão do pensamento ambiental crítico.
Corrobora-se o entendimento de que a EA deve consolidar a possibilidade de uma perspectiva diferente de compreensão do mundo, almejando o encontro entre as diferenças étnicas, culturais, sociais, sendo um elemento exponencial para a subversão dos mecanismos de manutenção do poder, da divisão de classes e da autorização desmedida dos processos dominadores.
A EA, quando crítica, torna-se um importante instrumento de questionamento do modelo econômico, consolidando no espaço educacional um ambiente que subverte a mera transmissão de conhecimentos, trazendo à tona os sentidos de uma educação política que oportuniza a reflexão acerca das desigualdades sociais, ressaltando o caráter humanístico e reflexivo da sociedade civil no processo de transformação social.
A introdução das questões ambientais na escola traduz um desafio complexo a ser enfrentado pelos professores, por isso se destaca o desejo de que este trabalho contribua para a ressignificação das práticas educativas ambientais, suscitando posturas societárias que caminhem em direção à sustentabilidade ambiental como condição singular de preservação da vida.
Paulo Cesar Gastaldo Claro

Apresentação: Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

 

R$38.90

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