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Alfabetização Matemática para Crianças com Deficiência Visual – Um Protocolo de Avaliação

Autores: Ailton Barcelos da Costa, Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil e Nassim Chamel Elias

EditorCarlos Henrique C. Gonçalves

CoediçãoEDESP – Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar

Ficha técnica:

Ebook / PDF

ISBN: 978-65-5854-754-9

DOI: 10.46383/isbn.978-65-5854-754-9

Projeto gráfica e capa: Carlos Henrique C. Gonçalves

palavras-chave: alfabetização matemática; matemática – estudo e
ensino – programa de atividades; crianças com
deficiência visual – Educação; estratégias de
aprendizagem; professores de Educação Especial –
Formação.

APOIOS:
UFSCar
PPGEES – Programa de Pós-graduação em Educação Especial – UFSCar
Laboratório de Análise do Comportamento e Educação Especial – Lacede
Laboratório de Interação Social – UFSCar

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino – INCT-ECCE
CAPES
FAPESP
CNPq

Quando se fala na matemática como disciplina escolar, logo surge a ideia de algo difícil, complexo e de aprendizado lento e demorado. Esta compreensão tem correspondência com os dados de rendimento escolar, fornecidos pelos governos estaduais e federal, que dizem que grande parte das crianças que frequentam o Ensino Fundamental não sabe o mínimo desejado.
É na perspectiva de contribuir para o ensino da matemática que este livro nasce, com origem em pesquisas que culminaram nos estudos efetivados no Pós-Doutorado, realizado na Universidade Federal de São Carlos. Buscou-se criar um instrumento para a avaliação de alfabetização de habilidades matemáticas para crianças com deficiência visual, ao que se denominou de Protocolo de Avaliação de Alfabetização Habilidades Matemáticas para Crianças com Deficiência Visual – PAAHMDV.
Ailton Barcelos da Costa

 

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