Pesquisar e contar: horizontes da narrativa
Organizadores: Inês Assunção de Castro Teixeira (PPGE-UFPB), Karla Cunha Pádua (PPGE-UEMG) e Glaucimary Nascimento Teodósio (Doutoranda – ULisboa)
Versão digital / PDF
ISBN: 978-65-5854-905-5
Palavras-chave: educação – Brasil; professores – formação; prática de ensino; educação; métodos biográficos
Autores: Adriele Machado Rodrigues, Álida Angélica Alves Leal, Ana Paula Soares da Silva Gomes, Celia Maria Fernandes Nunes, Cirlene Cristina de Sousa, Clarisse Maria Castro de Alvarenga, Elis de Aquino, Fábio Júnio Mesquita, Glaucimary Nascimento Teodósio, Inês Assunção de Castro Teixeira, José de Sousa Miguel Lopes, José Eustáquio de Brito, Karla Cunha de Pádua, Marco Antônio Torres, Marilene do Carmo Silva, Paulo Henrique Maia Melgaço, Priscila Lima e Silva, Regina Magna Bonifácio de Araújo, Renata da Silva Melo, Santuza Amorim da Silva, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes, Valeska Maria Fortes de Oliveira, Zulma Viviana Lenarduzzi.
Apoios: Capes, PPGE – UEMG, Grupo de Pesquisa sobre Produção e Condição Docente – PRODOC, Núcleo de Estudos e Pesquisas Polis e Mnemosine: Cidade, Memória e Educação – FaE-UEMG, Coleção Educação e Formação Humana.
O livro PESQUISAR E CONTAR: HORIZONTES DA NARRATIVA reúne capítulos que resultam de trabalhos acadêmicos no campo da Educação e áreas afins que têm como eixo norteador as narrativas em suas dimensões epistemológica e metodológica, em variados formatos de apresentação das mesmas em trabalhos de investigação e de formação dos sujeitos da Educação. Os textos oferecem contribuições relevantes do ponto de vista teórico-metodológico para pesquisadores interessados no entrecruzamento do campo biográfico-narrativo e da Educação e apontam potencialidades do uso de narrativas para a reflexão de temas contemporâneos, tais como: a condição docente, valorização do trabalho docente, geo-grafias docentes na metrópole, formação estética do professor, experiências formativas, pedagogias alternativas, escrita poética de jovens, diálogos entre saberes populares e científicos, formação para as relações étnico-raciais, experiências de sindicalistas docentes, entre outras possibilidades. Destina-se a diversos públicos, principalmente, estudantes de graduação e pós-graduação em educação e de outras áreas, professores das redes públicas e privadas, que desejam conhecer e se aprofundar na pesquisa e na formação numa perspectiva biográfico-narrativa. Inês Assunção de Castro Teixeira, Karla Cunha Pádua e Glaucimary Nascimento Teodósio.
Projeto gráfico e capa: Carlos Henrique C. Gonçalves
Imagem para capa: artesanato peruano cedido pela família de Inês Teixeira
Editor: Carlos Henrique C. Gonçalves
R$35.00 R$0.00
Avaliações
Não há avaliações ainda.