Meu aluno surdo vai aprender português? Oficina de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos
Autores: Djair Lázaro de Almeida e Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Editor: Carlos Henrique C. Gonçalves
Coedição: EDESP – Editora de Educação e Acessibilidade da UFSCar
Prefácio: Profª Drª Elsie Alejandrina Pérez Serrano / Universidade Internacional Ibero-americana – Porto Rico
Ficha técnica
Ebook / PDF
ISBN: 978-65-5854-911-6
DOI: 10.46383/isbn.978-65-5854-911-6
Projeto gráfica e capa: Carlos Henrique C. Gonçalves
Palavras-chave: surdos; educação; língua portuguesa; libras; língua de sinais; estudo e ensino; meios de comunicação; professores; formação; prática de ensino.
APOIOS:
UFSCar
PPGEES – Programa de Pós-graduação em Educação Especial – UFSCar
Sinopse:
Esta obra descreve e analisa o processo de escrita em Língua Portuguesa, como segunda língua, empreendido por participantes surdos, em contextos interacionais e dialógicos de oficinas, a partir de um trabalho de reescrita coletiva de uma história de aventura, refletindo sobre as interações interdiscursivas entre língua de sinais e o português escrito. O processo da reescrita, em contexto de oficina, foi colocado neste trabalho como objeto de reflexão sobre as práticas e as formações discursivas que incidiram sobre a aprendizagem dos participantes surdos. A reflexão proposta norteia-se pelas seguintes questões: Quais os possíveis caminhos percorridos pelos surdos para a conquista do português escrito?; De quais alternativas os surdos se valem para tal conquista a partir de seu território linguístico?; Como as práticas e as formações discursivas estabelecidas nas oficinas reverberaram no ambiente de aprendizagem?
R$35.00 R$0.00
Avaliações
Não há avaliações ainda.