100% OFF

Pedagogia da cidadania tutelada. Análise de uma experiência em um programa de inclusão social para jovens pobres

Autor: Geraldo Leão

Editor: Carlos Henrique C. Gonçalves

Ficha técnica

Ebook / PDF

ISBN: 978-65-6036-041-9

DOI: 10.46383/isbn.978-65-6036-041-9

Apoio: Programa Observatório da Juventude (OJ) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG

Palavras-chave: jovens; condições sociais; integração social; inclusão social; política social; assistência social; situação de risco social; formação profissional; ociosidade juvenil.

Sinopse:

A obra é resultado de minha tese de doutoramento. Ela analisa a experiência de um programa federal de inclusão social de jovens em duas turmas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O programa investigado estava voltado para o atendimento a “jovens em situação de risco social” por meio da sua preparação para o trabalho, da promoção do seu retorno à escola, da formação para a cidadania e do desenvolvimento de trabalhos comunitários.

Apesar das duas décadas que se passaram, algumas questões postas naquele momento ainda parecem atuais. Diante da grande desigualdade social sobre a qual se baseiam as economias capitalistas contemporâneas, grande parte das iniciativas voltadas a jovens das camadas populares se caracterizam como políticas compensatórias, ações de ocupação do tempo e de combate à “ociosidade juvenil”. Aliada a essa forma de abordagem, reforça-se a ideia de responsabilização dos/as jovens pela superação dos desafios que se interpõem em suas trajetóriasGeraldo Leão

Projeto gráfica e capa: Carlos Henrique C. Gonçalves

Revisão de textos/normalizações (ABNT): Editora De Castro

R$35.00 R$0.00

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Pedagogia da cidadania tutelada. Análise de uma experiência em um programa de inclusão social para jovens pobres”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *