Pedagogia da cidadania tutelada. Análise de uma experiência em um programa de inclusão social para jovens pobres
Autor: Geraldo Leão
Editor: Carlos Henrique C. Gonçalves
Ficha técnica
Ebook / PDF
ISBN: 978-65-6036-041-9
DOI: 10.46383/isbn.978-65-6036-041-9
Apoio: Programa Observatório da Juventude (OJ) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG
Palavras-chave: jovens; condições sociais; integração social; inclusão social; política social; assistência social; situação de risco social; formação profissional; ociosidade juvenil.
Sinopse:
A obra é resultado de minha tese de doutoramento. Ela analisa a experiência de um programa federal de inclusão social de jovens em duas turmas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O programa investigado estava voltado para o atendimento a “jovens em situação de risco social” por meio da sua preparação para o trabalho, da promoção do seu retorno à escola, da formação para a cidadania e do desenvolvimento de trabalhos comunitários.
Apesar das duas décadas que se passaram, algumas questões postas naquele momento ainda parecem atuais. Diante da grande desigualdade social sobre a qual se baseiam as economias capitalistas contemporâneas, grande parte das iniciativas voltadas a jovens das camadas populares se caracterizam como políticas compensatórias, ações de ocupação do tempo e de combate à “ociosidade juvenil”. Aliada a essa forma de abordagem, reforça-se a ideia de responsabilização dos/as jovens pela superação dos desafios que se interpõem em suas trajetórias. Geraldo Leão
Projeto gráfica e capa: Carlos Henrique C. Gonçalves
Revisão de textos/normalizações (ABNT): Editora De Castro
Editor: Carlos Henrique C. Gonçalves
R$35.00 R$0.00
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